Páginas

sábado, novembro 13, 2010

dicas para FireFox parte 1

Nessa postagem vou dar algumas dicas para quem usa o Firefox, pois ele vem se tornando cada vez mais popular!!! (Para aqueles que acham ao contrário, ser hacker não é só invadir, também é manjar de informática!!!)
Atalhos
Mesmo correndo o risco de tentar "ensinar o padre a rezar", aqui vai uma pequena lista de atalhos para o Firefox, que podem melhorar bastante sua produtividade:
Ctrl+T: Abre uma nova aba, com o cursor já focalizado na barra de endereços. Essa é a maneira mais rápida de abrir uma nova página, já que você pode pressionar o "Ctrl+T" para abrir a nova aba e em seguida já começar a digitar o endereço (deixando que a Awesome Bar complete a URL automaticamente depois dos primeiros caracteres), tudo sem precisar usar o mouse.
Ctrl+L: Focaliza na barra de endereços, permitindo que você digite um novo endereço sem precisar primeiro dar um duplo clique com o mouse e apagar o anterior.
Ctrl+Z: Preenche a barra de endereços com a URL da aba anterior. Ele pode ser usado em conjunto com o "Ctrl+T" para duplicar uma aba rapidamente: basta pressionar "Ctrl+T", "Ctrl+Z" e depois Enter.
Fonte: O "Ctrl++" ou "Ctrl+-" permitem ajustar o tamanho das fontes da página, evitando que você precise usar as funções escondidas no menu. Você pode tanto pressionar a tecla Ctrl e usar as teclas "+" e "-" do teclado numérico, quanto pressionar "Ctrl+Shift" e usar a tecla "+/=".
Por default, o Firefox 3 memoriza o tamanho de fonte definido para cada página e continua exibindo as fontes no mesmo tamanho quando você as acessa normalmente. Nos casos em que isso se torna um problema, pressione "Ctrl+0" para restaurar o tamanho original.
Se preferir desativar a memorização do nível de zoom para cada site, acesse o "about:config" e altere a opção "browser.zoom.siteSpecific" para "false".
Busca: Você pode abrir o campo de busca de duas maneiras. A mais conhecida é pressionar "Ctrl+F", o que abre a busca já com o campo de texto focalizado, permitindo que você digite o termo desejado e inicie a busca pressionando Enter. A segunda opção (mais prática até) é simplesmente pressionar a tecla "/", escrever o termo a pesquisar (como em "/gdh") e pressionar Enter.
Navegação: Em vez de usar os botões, você pode voltar à página anterior pressionando "Alt+seta esquerda" e avançar pressionando "Alt+seta direita". Para voltar à página inicial, use o "Alt+Home".
OUTRAS DICAS:
Se o navegador está demorando muito para iniciar, é possível que o histórico de downloads nunca tenha sido limpo. Clique em Ferramentas > Downloads > Limpar.

2. Digite about:cache?device=disk na barra de endereços e poderá ver ou salvar elementos que tenham ficado na cache de disco do Firefox. Se digitar about:cache?device=memory poderá ver os elementos da cache da RAM.

3. Uma forma alternativa de baixar um arquivo é arrastando o link para a janela Downloads.

4. Se por algum erro qualquer você apagar um favorito e quiser recuperá-lo, sem problemas, abra Favoritos > Organizar e pressione Ctrl+Z ou Editar > Desfazer.

5. Se seu mouse tem um terceiro botão, tente clicar num link para abri-lo em uma nova aba ou clique em qualquer parte de uma aba para fechá-la.

6. Para abrir uma nova aba em branco use o duplo clique no espaço em branco ao lado da última aba aberta, ou pressione Ctrl+T. Para fechar rapidamente uma aba use Ctrl+W.

7. Se pressionar Ctrl enquanto clica com o botão direito em "Exibir imagem" ou "Exibir imagem de fundo", esta se abrirá numa nova aba ou janela.

8. Para evitar que certos sites mudem o menu contextual que aparece com o botão direito do mouse, abra Ferramentas > Opções > Contéudo > (Javascript) Avançado e desabilite a caixa de opção "Desativar ou substituir menus de contexto".

9. No Firefox também é possível trabalhar off-line. Abra Arquivo > Modo Offline. Isto serve, por exemplo, num notebook para navegar páginas visitadas previamente sem estar conectado a Internet.

10. Para criar um Favorito, também é possível arrastar o ícone que aparece na barra de endereços (favicon) para o local que queira dentro do menu Favoritos. Também pode ser arrastado para o Desktop para criar um acesso direto à página.

11. Você pode organizar os sites que acessa mais freqüentemente abrindo Exibir > Barras de ferramentas > Favoritos. Pode ser arrastado para ali qualquer página e inclusive criar pastas com um clique no botão direito do mouse. Isto é algo que poucos utilizam e é sumamente prático.
12. Para parar os GIF animados, pressione a tecla Esc.

13. Se deseja ver o código de fonte de páginas que possam ter algum texto oculto como Orkut, Hi5, My space.. desabilite o estilo da página para mostrar o que não está sendo publicado. Exibir > Estilo de página > Nenhum estilo. Para voltar ao normal regresse para Estilos Base

14. Para buscar uma palavra ou frase dentro de uma página, pressione a barra "/" e depois digite a palavra. Para encontrar a seguinte ocorrência dessa palavra, pressione Ctrl+G (ou F3).

15. Se quer apagar uma URL da lista da barra de endereços, clique na barra, coloque o cursor sobre o endereço que queira apagar, e pressione Delete.

16. para instalar temas araste o arquivo compactado .jar para a caixa complementos> temas e, após clique em instalar e reinicie o Firefox.

Como deixar o Mozilla Firefox mais rápido!!!

1. No campo do endereço escreve about:config

2. Em filter escreve cache

3. Muda o valor de browser.cache.disk.capacity para 10240 (valor em Kb), e o valor de browser.cache.memory.enable para false.

Explicando o que acabamos de fazer...

browser.cache.disk.capacity A cada vez que entramos num site é feito um cache com as imagens e tudo que seja relacionado com aquele site, assim sempre que saímos e voltarmos novamente a entrar no site o browser procura os dados do site no seu cache interno, procurando a carga de imagens e tudo relacionado com a aparência do mesmo, como arquivos CSS. O que fizemos foi reduzir o cache em disco para 10MB, note que em alguns sites parece que o browser fica pensando um pouco antes de mostrar as imagens em fóruns por exemplo, conforme você vai usando o Firefox esse cache vai aumentando e com isso ele demora mais para analisar o cache para encontrar os arquivos relacionados com o site que você deseja ver, o tamanho original era de 500000Kb (cerca de 488Mb).

browser.cache.memory.enable Esta função faz com que o cache seja armazenada na memória do computador, fazendo com que o acesso à cache fique muito mais rápida (milésimo de segundo vs nano segundo). Mas se ajuda na navegação, por quê desativar? Alguma vez minimizou a janela do Firefox e foi fazer outra coisa depois de passado algum tempo ao restaurar a janela nota que o Firefox leva algum tempo para aparecer na janela, dependendo do computador chega até a encravar o programa. Desligando esta opção o Firefox trabalha mais leve, note que depois de muito tempo de uso do Firefox o consumo de memória vai aumentando até que chega a um ponto que fica pesado, desligando a função acima resolve esses problemas.
Sei que a postagem ficou muito comprida, mas quem leu até aqui está de parabéns! Por que é estudando que se aprende!!!
Espero que vocês aproveitem as dicas e que elas sejam úteis no seu aprendizado!!!!
ATÉ A PROXIMA!!!!
NÃO ESQUEÇAM DE COMENTAR!!!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Eai?? galera se gostaram não deixem de comentar e dar a sua opinião!!!! OK?

(os comentarios passam por moderação antes de publicados)